Hospital de Santo António (Edifício Neoclássico) (Q124821073)

From Wikidata
Jump to navigation Jump to search
neoclassical hospital building, listed as Monumento Nacional, within the homonymous Santo António Hospital in Porto, Portugal
  • Hospital de Santo António (Monumento Nacional)
  • Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Porto
  • Hospital de Santo António - Edifício Neoclássico
  • Edifício Neoclássico
edit
Language Label Description Also known as
English
Hospital de Santo António (Edifício Neoclássico)
neoclassical hospital building, listed as Monumento Nacional, within the homonymous Santo António Hospital in Porto, Portugal
  • Hospital de Santo António (Monumento Nacional)
  • Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Porto
  • Hospital de Santo António - Edifício Neoclássico
  • Edifício Neoclássico

Statements

0 references
0 references
Hospital de Santo António (Portuguese)
10 references
12 March 2024
Construído entre 1770 e 1824, o Hospital de Santo António deveria substituir o antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Porto sito na Rua das Flores. O problema da substituição do Hospital é levantado pela Mesa da Misericórdia em 1766-1767, mas a escolha do novo local revelou-se uma tarefa complicada. Assim, e depois de alguma hesitação, optou-se pelos terrenos junto à Cordoaria, cuja planta foi então enviada ao arquitecto inglês John Carr para que este concebesse o projecto, o que aconteceu em 1769, tendo a Misericórdia pago 500 libras pelo trabalho. (Portuguese)
Hospital de Santo António (Portuguese)
12 March 2024
Hospital construído no séc. 18, de planta em U com fachadas de dois ou três pisos, em estilo neoclássico ao gosto neopalladiano, e que muito influenciou a arquitectura portuense, sobretudo a de cariz civil. As fachadas, sobretudo a principal, com o aparelho característico a recobrir o 1º piso, as colunatas do andar nobre, os frontões, as balaustradas e as urnas a sobrepujar as cornijas, deram à cidade do Porto uma expressão arquitectónica que a individualiza, ao mesmo tempo que a opõe ao gosto barroco ainda vigente no Norte do país. - (Portuguese)
Hospital de Santo António (Portuguese)
Projetado pelo arquiteto inglês John Carr, e com a primeira pedra lançada a 15 de julho de 1770, o Hospital de Santo António foi pensado para substituir o velho Hospital D. Lopo de Almeida, que se situava na Rua das Flores. É um dos mais extraordinários exemplos da arquitetura neopalladiana realizada fora de Inglaterra e o primeiro edifício neoclássico da cidade, que em muito influenciou a arquitetura portuense. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910. (Portuguese)
Centro Hospitalar Universitário de Santo António
Hospital de Santo António (Portuguese)
A Unidade inicial, o Hospital de Santo António (HSA) é um monumento nacional situado no centro do Porto. Ao seu projeto original, do arquiteto inglês John Carr, foram introduzidos ajustes que resultaram na atual traça do Edifício Neoclássico. (Portuguese)
Centro Hospitalar Universitário de Santo António
Memória e Património Cultural (Portuguese)
Hospital de Santo António (Monumento Nacional) -O Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Porto começou a ser erguido na Cordoaria, durante o reinado de D. José I, sob a supervisão do Governador e Secretário das Obras Públicas da Cidade, João de Almada e Melo (1703-1786).Destinado a substituir o hospital quinhentista de D. Lopo de Almeida, sito na Rua das Flores, foi riscado pelo arquitecto inglês John Carr (1727-1807) (...) (Portuguese)
Hospital de Santo António (Portuguese)
Recordamos que o Hospital de Santo António é uma construção de tipo neopalladiano, segundo um plano de John Carr, que nunca chegou a ser edificado na sua totalidade. As obras iniciaram em 1770 (Portuguese)
Helena Sofia Rodrigues Ferreira da Silva
O Hospital de Santo António na construção da identidade dos enfermeiros no último quartel do século XIX (Portuguese)
Visita d'Autor com Joel Cleto percorreu o Hospital de Santo António (Portuguese)
Joel Cleto percorreu, com os visitantes, uma das mais emblemáticas obras da Misericórdia do Porto, o Hospital de Santo António, cuja construção foi iniciada no dia 15 de julho de 1770 e recebeu as primeiras 150 doentes em 1799. O seu projeto foi entregue ao arquiteto inglês John Carr, que desenhou um imponente edifício neoclássico, símbolo de uma nova linguagem arquitetónica na cidade do Porto. (Portuguese)
Apontamentos sumários da história da atividade assistencial e editorial nas ciências Médicas da Santa Casa da Misericórdia do Porto (Portuguese)
Em 1769, o arquiteto inglês John Carr conclui o projeto do novo Hospital de Santo António, encomendado pela Mesa da Misericórdia. No ano seguinte, a 15 de Julho de 1770, foi benzida e lançada a primeira pedra. O projeto não chegou a executar-se sequer em metade, pois era de uma grandiosidade extraordinária. (Portuguese)
Álvaro Ferreira da Silva
18
Câmara do Porto associa-se à limpeza da fachada que marca os 250 anos do Hospital de Santo António (Portuguese)
A limpeza profunda da fachada do Hospital de Santo António, que marca os 250 anos do lançamento da primeira pedra para a sua construção, vai contar com o apoio do Município. (...)o emblemático edifício foi declarado monumento nacional em 1910 e que a iniciativa de limpeza da fachada permitirá devolver o esplendor e importância àquele grandioso imóvel que constitui um marco indelével na paisagem urbana do Porto. (Portuguese)
Edifício Neoclássico (Portuguese)
9 references
A Unidade inicial, o Hospital de Santo António (HSA) é um monumento nacional situado no centro do Porto. Ao seu projeto original, do arquiteto inglês John Carr, foram introduzidos ajustes que resultaram na atual traça do Edifício Neoclássico. (português) (Portuguese)
Relatório de Governo Societário - 2017 (Portuguese)
O CHP integra a Unidade Hospital de Santo António (Edifício Neoclássico, Edifício Dr. Luís de Carvalho, Edifícios das Consultas Externas, o pavilhão laboratorial, o centro de estudos de Imunodepuração, localizado nas instalações do Ex- CICAP e o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório) (...) Preparar o Futuro - Reabilitação da Ala Norte do Edifício Neoclássico (Portuguese)
Plano de Prevenção de Riscos de GestãoIncluindo riscos de corrupção e infrações conexas (Portuguese)
O CHUP integra a Unidade Hospital de Santo António (Edifício Neoclássico, Edifício Dr. Luís de Carvalho, Edifícios das Consultas Externas, o pavilhão laboratorial, o centro de estudos de Imunodepuração, localizado nas instalações do Ex- CICAP e o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório) (...), sendo de realçar a obra no edifício neoclássico, para acolhimento do internamento de infeciologia a transferir do Hospital Joaquim Urbano (Portuguese)
2.5- Instalações Físicas do CHPA Unidade Hospital Santo António é constituída por vários edifícios. Das suas instalações fazem parte:O Edifício Neoclássico construído no séc. XVIII segundo o projeto do arquiteto Inglês John Carr e considerado monumento Nacional; (Portuguese)
Relatório e Contas 2011 (Portuguese)
Relatório e Contas | Centro Hospitalar do Porto, EPE | 2012 (Portuguese)
A Unidade Hospital Santo António é constituída por vários edifícios. Das suas instalações fazem parte:O Edifício Neoclássico construído no séc. XVIII segundo o projeto do arquiteto Inglês John Carr e considerado monumento Nacional (...) Por outro lado, a realização de pequenas obras em alguns serviços do Edifício Neoclássico (...) (Portuguese)
Relatório e Contas 2009 (Portuguese)
O Hospital Geral de Santo António é constituído por vários edifícios. Das suas instalações fazem parte:O Edifício Neoclássico construído no séc. XVIII segundo o projecto do arquitecto Inglês John Carr e considerado monumento Nacional;O Edifício Dr. Luís de Carvalho inaugurado em 1997, ligado ao edifício Neoclássico por uma galeria de dois pisos; (Portuguese)
A reabilitação do 6º andar do Edifício Neoclássico tem o projecto no mercado. (...) O Edifício Neoclássico construído no séc. XVIII segundo o projecto do arquitecto Inglês John Carr e considerado monumento Nacional; (....) Com o arranque da construção doCentro de Cirurgia Ambulatório, a recuperação e modernização do Edifício Neoclássico do Santo António (...) Lançar em 2009 os concursos para construção, do novo Edifício de Consultas e a intervenção na Ala Norte do Edifício Neoclassico que criará a futura Pediatria (Portuguese)
Relatório e Contas 2008 (Portuguese)
Relatório e Contas - 2010 (Portuguese)
O Edifício Neoclássico construído no séc. XVIII segundo o projecto do arquitecto Inglês John Carr e considerado monumento Nacional; (...) Venda de análises para o SNS e novos serviços comerciais (farmácia e oculista, banco, bar na entrada do edifício neoclássico, exploração do parque do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório). (Portuguese)

Map

41°8'49.82640"N, 8°37'6.16800"W
1 reference
2 references
Convidada pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, proprietária do edifício (...) (Portuguese)
Câmara do Porto associa-se à limpeza da fachada que marca os 250 anos do Hospital de Santo António (Portuguese)
13 March 2024
12 October 2020
2 references
12 March 2024
(...) apenas em 1824 se concluem as obras do novo Hospital de Santo António e este substitui efectivamente o antigo da Rua das Flores (...) (Portuguese)
12 March 2024
1824 - Conclusão das obras de construção do Hospital (Portuguese)
3 references
Hospital de Santo António (Portuguese)
Centro Hospitalar Universitário de Santo António
A maior parte do granito utilizado na edificação era proveniente das pedreiras do Monte Pedral. (Portuguese)
12 March 2024
O arquitecto previra a construção das paredes em tijolo. Porém, ignorando esse pormenor, os executantes fizeram-nas de granito (Portuguese)
13 March 2024
(...) o edifício não foi construído em tijolo mas sim em granito (...) (Portuguese)
Hospital de Santo António (Monumento Nacional)
0 references

Identifiers

0 references
0 references
DGPC-70197
0 references
 
edit
    edit
      edit
        edit
          edit
            edit
              edit
                edit
                  edit