Shortcuts: WD:RB, WD:RBK

Wikidata:Reversores

From Wikidata
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikidata:Rollbackers and the translation is 83% complete.
Outdated translations are marked like this.

No Wikidata, reversores são usuários que têm a capacidade técnica de desfazer edições com um único clique (o recurso de "desfazer", ao qual todos os usuários não bloqueados têm acesso, requer uma confirmação da edição). Com um clique, os reversores podem desfazer todas as edições feitas pelo editor mais recente de qualquer item ou página. Reversores não podem desfazer apenas parte de uma série de edições – para fazer isso, precisam usar o botão "restaurar". (Ou, fora do namespace main, Property, Lexeme e EntitySchema, devem clicar em "editar" na revisão antiga da página e clicar em "salvar".)

The difference between "restore" and "undo" is: restore undoes all edits back up to the selected edits, and undo undoes a selected edit. However, undo is more versatile than allowing only undoing a single edit — if initiated from the diff view, it will try to undo the changes made by whatever edits were selected; if clicking on the undo link in a page history, it’ll try to undo that single edit. It can be used to revert a single edit or multiple edits in a row (even if they were made by different users); it can revert the latest edit(s) or even older one(s) without reverting the latest edit.

A função de reversão deve ser utilizada somente para reverter vandalismos e edições de teste. Caso a edição seja um teste, idealmente deve-se deixar um aviso amigável na página de discussão do usuário, direcionando-o para the Wikidata Sandbox. (Em alguns casos, pode ser preferível usar a função "desfazer" com um resumo personalizado ao reverter edições de teste.) Reversões não podem ser usadas com resumos personalizados a não ser que um script em seu common.js permita. Por isso, a não ser que você tenha tal script, reversões não devem ser usadas para desfazer contribuições de boa-fé que não foram testes ou vandalismos. Lembre-se de que a função de reversão marca sua edição como "menor".

Solicitando permissão de reversão

Direitos de reversão podem ser solicitados em Wikidata:Requests for permissions: Requests for rollbacker flag. Usuários podem se autonomear ou nomear uns aos outros; contudo, usuários não devem receber o estatuto de reversor contra sua vontade, e pedidos não autonomeados devem ser colocados em espera até que o nomeado comente aceitando a nomeação.

Administradores podem conceder o estatuto de reversor às contas de usuários que:

  • são membros da comunidade confiáveis em geral, preferencialmente com pelo menos algum histórico no combate ao vandalismo, ou
  • têm um forte histórico de combate ao vandalismo em outros projetos, e que têm mostrado um entendimento satisfatório do funcionamento do Wikidata.

Administradores, reversores globais e stewards têm automaticamente o acesso ao recurso de recuperação, para que não seja preciso ser concedido o estatuto de reversor na wiki local.

Lista

A lista de usuários com o estatuto de "reversor" pode ser encontrada em Special:ListUsers/rollbacker.